Vantagens e Limitações das Baterias de Níquel Metal Hidreto – NiMH

 

 

Vantagens e Limitações das Baterias de Níquel Metal Hidreto – NiMH

 

 

 

A bateria de níquel-hidreto metálico tem uma alta densidade de energia se comparada com as baterias NiCd. Porém seu ciclo de vida é ligeiramente inferior ao das baterias NiCd.

As principais aplicações dessas baterias são telefones celulares, câmeras digitais e notebooks mais antigos.

O sucesso das baterias NiMh tem sido por causa de sua alta densidade de energia e pelo uso de metais não tóxicos. As baterias de NiMh oferecem até 100% a mais de densidade de energia em comparação com as baterias de NiCd.

 

Figura 1 - Bateria de níquel-hidreto metálico – NiMh

 

Tanto as baterias NiCd como as baterias NiMh têm uma alta taxa de autodescarga. A bateria de NiCd perde aproximadamente 10% de sua capacidade dentro das primeiras 24 horas, após o que a autodescarga é de 10% ao mês. A autodescarga das baterias de NiMh é 1,5 a 2 vezes a autodescarga das baterias NiCd.

As baterias de NiMh têm substituído as baterias de NiCd. Em muitas partes do mundo o consumidor é encorajado a usar baterias NiMh ao invés de baterias NiCd. Isto se deve a preocupações ambientais com o descarte das baterias em fim de vida útil.

Inicialmente mais caras que as baterias NiCd, atualmente as baterias NiMh têm preço bem próximo ao das baterias NiCd. Devido aos problemas ambientais, o consumo e a produção de baterias NiCd têm diminuído, o que provavelmente fará seu preço crescer.

 

 

As principais vantagens das baterias NiMh, são:

 

 - 50 a 100% maior capacidade que as baterias NiCd.

 - Menor efeito memória.

 - Armazenagem e transporte simples. O transporte não está sujeito a condições especiais.

 - Não tóxica e não causa dano ao meio ambiente.

 

 

 

As principais limitações das baterias NiMh, são:

 

 - Ciclos de carga repetidos e descarga profunda reduzem a vida útil da bateria. Seu desempenho se deteriora após 200 ou 300 ciclos. Descargas parciais ao invés de descarga profunda são preferidas pelas baterias NiMh.

 - Corrente limitada de descarga. Embora as baterias NiMh possam fornecer altas correntes de descarga, descargas repetidas com correntes altas podem reduzir a vida útil da bateria. Melhores resultados são conseguidos com correntes de descarga de 0,2C a 0,5C (20 a 50 % da corrente nominal).

 - Processo de carga mais complexo. As baterias NiMh geram mais calor durante o processo de carga e requerem um maior tempo de carga que a NiCd. Atualmente, com os carregadores de baterias inteligentes esse problema foi resolvido.

 - Alta taxa de autodescarga. As baterias de NiMh se autodescarregam em torno de 50 % mais rápido que as baterias NiCd.

 - O desempenho da bateria se deteriora se armazenada em temperaturas elevadas. As baterias NiMh devem ser armazenadas num local fresco e a um estado de carga de aproximadamente 40%.

 - Alta manutenção – as baterias requerem descargas completas regularmente para evitar a formação de cristais.

 - São mais caras que as baterias NiCd.