Como Descarregar uma Bateria NiMh

 

COMO DESCARREGAR UMA BATERIA DE NIMH

 

 

 

As características de descarga das baterias de níquel-hidreto metálico são muito semelhantes às da bateria selada de níquel cádmio. A tensão de circuito aberto das baterias de ambos os sistemas varia de 1,25 a 1,35V. A tensão nominal é de 1,2V e a tensão final típica é de 1V.

Normalmente, para a bateria de níquel-hidreto metálico obtém-se o melhor desempenho entre 0°C e 40°C. As características de desempenho da bateria na descarga são afetadas moderadamente a temperaturas mais elevadas, mas diminuem mais significativamente nas temperaturas de descarga mais baixas, principalmente devido ao aumento da resistência interna. Da mesma forma, os efeitos de uma mudança na temperatura são mais pronunciados nas taxas de descarga mais altas.

As curvas de descarga típicas para baterias NiMh cilíndricas são mostradas a seguir.

 

Figura 1 - Curva de descarga lenta da bateria de NiMh

 

Figura 2 - Curva de descarga rápida da bateria de NiMh

A capacidade da bateria diminui mais notavelmente à medida que a corrente aumenta para além da taxa 3 a 4C. Uma queda na capacidade pode ser observada nas taxas de descarga mais baixas e temperaturas mais altas.

 

 

Figura 3 Perda de capacidade com a temperatura

Esta perda de capacidade é devida ao efeito da autodescarga. Quando uma bateria multicelular conectada em série é descarregada, uma célula pode atingir o ponto de descarga total antes das outras. Se a descarga for continuada, esta baixa capacidade da célula pode ser conduzida para uma condição de sobrecarga através de 0V e sua polaridade (tensão) invertida.

Uma descarga excessiva prolongada leva a gaseificação, aumento da pressão da célula, abertura do respirador de segurança e deterioração da célula. Quanto maior o número de células em série numa bateria multicelular, maior a possibilidade de que esta inversão de polaridade irá ocorrer. Para minimizar o efeito, sempre que três ou mais células são ligadas em série, as células selecionadas devem ter capacidades dentro da gama de 5%.

Além disso, um corte tensão de 1,0V por célula ou superior deve ser usada para taxas de descarga até 1C para evitar a possibilidade de qualquer célula entrar em reversão. Tensões de corte mais altas devem ser usadas para baterias com mais de 10 células em série e para taxas de descarga superiores a 1C.