Como Armazenar Baterias de NiMh

 

COMO ARMAZENAR UMA BATERIA DE NIMH

 

 

 

O estado de carga e capacidade da bateria de níquel-hidreto metálico diminui durante o armazenamento, devido à autodescarga.

Isto é causado pela reação do hidrogênio residual na célula.

A taxa de autodescarga depende da temperatura e do tempo de armazenamento.

Quanto maior a temperatura, maior a taxa de autodescarga. Isso está ilustrado na figura 1, que mostra a retenção de carga para baterias cilíndricas de níquel-hidreto metálico sendo armazenadas a diferentes temperaturas por períodos variáveis ??de tempo.

 

Figura 1 - Perda de capacidade x tempo de armazenagem

 

O gráfico refere-se a uma bateria descarregada à taxa de descarga de 0,2C a 20°C.

A retenção de carga ou capacidade depende também do tamanho da célula, do projeto da célula, da descarga, das condições de carga e outros fatores.

Quanto mais rigorosa for a condição de descarga tal como uma taxa mais elevada ou uma temperatura mais baixa, por exemplo, menor será a retenção de capacidade.

Em geral, o armazenamento em longo prazo da célula de níquel-hidreto metálico, quer numa condição descarregada ou carregada, não tem efeito permanente sobre sua capacidade.

As perdas de capacidade e autodescarga são reversíveis e as baterias podem recuperar a plena capacidade de recarga.

O armazenamento de longo prazo a altas temperaturas, semelhante ao funcionamento em temperaturas elevadas, podem deteriorar vedantes e separadores e podem causar danos permanentes, como perda de capacidade e duração total da bateria.

A faixa de temperatura recomendada para o armazenamento em longo prazo de células NiMh é de 20 a 30°C.

Devem-se armazenar as baterias num local seco com baixa umidade, sem gases. Armazenar as baterias em um local onde a umidade é alta pode levar à ferrugem de peças metálicas.

Baterias de NiMh podem ser armazenadas de 3 a 5 anos. A queda de capacidade que ocorre durante o armazenamento é parcialmente reversível.