Como Armazenar Baterias de NiCd

 

COMO ARMAZENAR BATERIAS DE NICD

 

 

 

As químicas baseadas em níquel devem ser armazenadas em torno de um estado de carga de 40%. Isto minimiza a perda de capacidade relacionada com a idade, mantendo a bateria operacional e permitindo alguma autodescarga. O nível de carga para o armazenamento não é crítico para esta química, por isso basta aplicar alguma carga se a bateria estiver vazia e armazená-la em um lugar fresco e seco.

O armazenamento induz duas formas de perdas: autodescarga que pode ser corrigida com a carga antes do uso, e perdas não recuperáveis que diminuem a capacidade de maneira permanente.

 

Figura 1 - Perda de capacidade x tempo de armazenagem

 

A temperatura de armazenamento recomendada para a maioria das baterias é de 20°C. As temperaturas máximas admissíveis são entre 0°C e 50°C para a maioria das químicas. As baterias são frequentemente expostas a temperaturas desfavoráveis. Deixar um telefone celular ou câmera no painel de um carro ou no sol quente são exemplos. Notebooks ficam quentes quando em uso e isso aumenta a temperatura da bateria.

A bateria NiCd pode ficar armazenada bastante tempo. É comum recuperar baterias de NiCd que estavam armazenadas há 5 anos. Consegue-se boa capacidade após a recuperação mesmo após longo tempo de armazenamento.

Ao armazenar, deve-se retirar a bateria do equipamento e colocá-la em local seco e fresco. Deve-se recarregar a bateria antes do uso.