Armazenagem Segura De Baterias De Lítio Íon

ARMAZENAGEM SEGURA DE BATERIAS DE LÍTIO ÍON

 

 

Células de lítio íon, packs de baterias e equipamentos que contêm baterias de lítio íon provavelmente serão armazenados em depósitos nas diversas etapas do ciclo de vida, desde a fabricação, produção de packs de baterias e distribuição.

Por exemplo, as células podem ser armazenadas em armazéns de fabricantes de células, em armazéns distribuidores, em armazéns montadores de packs de baterias e em vários locais intermediários, como entrepostos aduaneiros. As células de lítio íon projetadas e fabricadas adequadamente têm taxas de auto descarga muito baixas; comumente na faixa de 1 a 5% ao mês.

 

Quando armazenada a 25°C ou menos, e inicialmente a aproximadamente 50% SOC, pode-se esperar que uma célula de lítio íon de alta qualidade experimente um crescimento mínimo da impedância interna e permaneça dentro de uma faixa de tensão aceitável por muitos anos.

O armazenamento a temperaturas elevadas e altas tensões (alto SOC) resulta em degradação acelerada dos componentes celulares, resultando em maior impedância interna.

O armazenamento em baixas tensões (SOC baixo) e/ou baixas temperaturas reduz a magnitude do efeito de redução da vida útil e, portanto, parece indicar que o armazenamento em baixas tensões é preferível para maximizar a vida útil das células.

 

No entanto, a maioria das células de lítio íon sofre degradação se permanecer em um estado de descarga profunda, com tensão da célula de aproximadamente 1 V: pode ocorrer corrosão dos coletores de corrente de cobre, levando ao rápido crescimento da impedância e, algumas vezes, resultando em fuga térmica da célula ao ser recarregada.

Assim, colocar uma célula descarregada, com aproximadamente 3V em armazenamento, geralmente é desencorajado, pois períodos prolongados de armazenamento podem resultar em descarga excessiva da célula.

Com base nesses fatores, os fabricantes de células de lítio íon determinaram que entregar células com aproximadamente 50% de SOC é ideal para maximizar o desempenho das células após o recebimento pelo cliente; a tensão reduzida da célula reduz os efeitos do envelhecimento com o tempo, enquanto a capacidade restante na célula evita a descarga excessiva da célula por períodos significativos.

 

Além disso, os consumidores podem encontrar comodidade e satisfação ao receber um dispositivo com algumas funcionalidades prontas para uso, sem a necessidade de carregá-lo totalmente antes do primeiro uso.

Packs de baterias e equipamentos que contêm baterias de lítio íon também podem ser armazenados nos locais de revenda. Alguns dos riscos associados aos armazéns são semelhantes aos encontrados durante o transporte. Existe o risco de danos mecânicos devido ao manuseio inadequado, como caixas ou paletes que caem ou são danificados por acidentes com empilhadeiras.

Danos causados ??por esmagamento ou perfuração nas células ou nas baterias podem levar à liberação de eletrólitos, curto-circuito e possivelmente fuga térmica da célula que pode resultar em incêndio.

 

Também existe o potencial de aquecimento externo das células devido a um incêndio inicialmente não relacionado às baterias de lítio que, em última análise, resulta em ventilação ou fuga térmica das células.

O armazenamento com SOC reduzido reduz a probabilidade de esmagamento, perfuração ou aquecimento externo levar a fuga térmica da célula e um incêndio gerado por caixas de células aquecidas.

No entanto, se o eletrólito é liberado ou as células são liberadas, os gases liberados apresentam risco potencial de toxicidade e inflamabilidade/explosão.

Se as células não estiverem sendo carregadas enquanto estão armazenadas ou sendo manipuladas, a probabilidade de ocorrência de fuga térmica espontânea das células é muito baixa, principalmente se as células forem armazenadas com SOC reduzido.

 

No entanto, é provável que o carregamento da bateria ocorra em algumas instalações de armazenamento, particularmente em instalações onde as baterias descarregadas são carregadas em preparação para instalação em veículos.

Como discutido anteriormente, embora as reações de fuga térmica das células sejam raras, no campo, é mais provável que ocorram durante o carregamento ou imediatamente após o carregamento da bateria.