Qual a diferença entre bateria selada de chumbo comum e de ciclo profundo?

 

 

QUAL A DIFERENÇA ENTRE BATERIAS SELADAS DE CHUMBO COMUM E DE CICLO PROFUNDO?

 

  

 

 

Você provavelmente já encontrou uma bateria tradicional de chumbo-ácido em sua vida, mas pode estar menos familiarizado com baterias de ciclo profundo – a menos que tenha experiência com veículos recreativos, barcos ou carrinhos de golfe. Mas qual é a diferença e realmente importa qual tipo de bateria vai para seus veículos?

As baterias de chumbo-ácido tradicionais e as baterias de ciclo profundo são, na verdade, projetadas para diferentes usos e potências, portanto, é crucial saber a diferença entre baterias normais de chumbo-ácido e de ciclo profundo. Escolher a bateria errada para o seu veículo pode deixá-lo com a bateria descarregada ou sem energia para ir de um ponto a outro – ou pode causar danos a longo prazo a outras peças do carro, como o alternador.

Antes de começar a comprar baterias para veículos , é importante conhecer as diferenças entre as baterias tradicionais e as baterias de ciclo profundo, como funcionam e quando usá-las.

 

O que é uma bateria tradicional de chumbo-ácido?

Uma bateria tradicional de chumbo-ácido é provavelmente o que você pensa quando imagina uma bateria de carro. Esse tipo de bateria normalmente possui seis células conectadas em seu interior. Existem placas de chumbo e placas de dióxido de chumbo dentro de cada célula. A bateria de chumbo-ácido possui um cátodo carregado positivamente, um ânodo carregado negativamente e ácido sulfúrico, também chamado de eletrólito.

 

Como funciona uma bateria de chumbo-ácido?

Para fornecer energia ao veículo, o eletrólito reage com as placas de chumbo para criar íons, que também reagem com as placas de chumbo e criam sulfato de chumbo e hidrogênio. À medida que esses íons se movem em direção ao cátodo e ao ânodo, eles produzem a eletricidade necessária para ligar o motor. As reações são invertidas para recarregar a bateria.

Esta configuração permite que uma bateria tradicional de chumbo-ácido forneça uma pequena explosão de energia para dar partida no motor. O fornecimento contínuo de energia para manter o carro em movimento é, na verdade, fornecido pelo alternador depois que a bateria liga o motor por meio de reações químicas.

 

O que é uma bateria de ciclo profundo?

As baterias de ciclo profundo são projetadas para lidar com estados de descarga profunda, ou profundidade de descarga (DoD), que é quanto da capacidade da bateria é usada em uma descarga completa da bateria. Existem diferentes tipos de baterias de ciclo profundo.

Baterias de ciclo profundo inundadas exigirão que o usuário reabasteça os níveis de eletrólito para manter a bateria, enquanto as baterias seladas de chumbo-ácido são um tipo de bateria de ciclo profundo que requer pouca manutenção e são à prova de derramamento. Essa qualidade torna as baterias de ciclo profundo uma boa escolha para veículos recreativos que podem sofrer muitos choques e vibrações.

 

Como funciona uma bateria de ciclo profundo?

As baterias de ciclo profundo têm placas de chumbo mais espessas em comparação com as baterias de chumbo-ácido tradicionais, permitindo que a bateria forneça quantidades sustentadas de eletricidade por mais tempo, mas menos energia em comparação com as baterias tradicionais. Essas baterias podem suportar descarga acima de 80% ou mais, embora a vida útil da bateria seja beneficiada se a descarga for mantid acima de 50%.

 

Bateria de ciclo profundo vs. bateria de chumbo-ácido

Agora que você sabe como funcionam esses tipos de bateria, é hora de explorar as vantagens e desvantagens de cada um. Além disso, veremos quando confiar em baterias de ciclo profundo e quando instalar baterias de chumbo-ácido em seus veículos.

 

Casos de uso

Devido aos seus designs diferentes, as baterias de chumbo-ácido tradicionais e de ciclo profundo funcionam em cenários muito diferentes.

 

 - Baterias de ciclo profundo não são encontradas com frequência em veículos comuns, como carros e caminhões. Em vez disso, funcionam para fornecer um fornecimento constante de uma quantidade menor de energia em comparação com as baterias tradicionais, tornando-as ideais para veículos recreativos, barcos , carrinhos de golfe e veículos elétricos , como carrinhos médicos ou bicicletas elétricas.

 

 - As baterias tradicionais de chumbo-ácido são provavelmente familiares para a maioria dos motoristas, pois são comuns em muitos veículos do dia a dia , como carros, SUVs, caminhões e outros veículos leves que precisam de pequenas rajadas de energia para dar partida no motor do veículo.

 

CCA x RC

Ao pesquisar baterias de ciclo profundo e baterias tradicionais de chumbo-ácido, você encontrará os termos amplificadores de partida a frio (CCA) e capacidade de reserva (RC). 

 

 - CCA indica o número de amperes que uma bateria produz em 30 segundos a 0°C (32°F), mantendo uma tensão mínima de 7,2.

 - RC é o número de minutos que uma bateria pode produzir 25 amperes com um mínimo de tensão de 10,5.

Uma bateria de chumbo-ácido fornecerá cerca de duas vezes mais CCA em comparação com uma bateria de ciclo profundo, enquanto uma bateria de ciclo profundo fornecerá duas ou três vezes mais RC do que uma bateria de chumbo-ácido tradicional.

 

Prós das baterias de ciclo profundo

As baterias de ciclo profundo apresentam vários benefícios, dependendo da situação. Muitos dos seus benefícios, como energia sustentada e ciclo de vida longo, tornam-nos ideais para utilização em veículos recreativos.

 - Ciclos. As baterias de ciclo profundo duram cerca de 2.000 ciclos, com cada ciclo representando uma descarga e recarga completas, enquanto as baterias tradicionais de chumbo-ácido duram cerca de 200 ciclos e não são projetadas para descarga profunda.

 - RC. Uma bateria de ciclo profundo tem um RC muito maior em comparação com baterias normais e fornece energia mais sustentada.

 - Tamanho. As baterias de ciclo profundo são menores e mais leves do que as baterias normais, e é por isso que funcionam tão bem em veículos recreativos.

 

Contras das baterias de ciclo profundo

Nem todos os veículos se beneficiarão de uma bateria de ciclo profundo, pois elas apresentam algumas desvantagens que não permitem que funcionem em todos os ambientes.

 - CCA. As baterias de ciclo profundo fornecem de metade a três quartos menos CCA do que uma bateria tradicional de chumbo-ácido.

 - Poder. Com o CCA mais baixo, as baterias de ciclo profundo não fornecem as grandes explosões de energia que uma bateria tradicional de chumbo-ácido pode fornecer a um veículo.

 - Recarregando. Os usuários precisarão recarregar manualmente as baterias de ciclo profundo.

Prós das baterias de chumbo-ácido

As baterias de chumbo-ácido são onipresentes em muitos dos veículos que encontramos todos os dias porque trazem muitos benefícios para carros e caminhões modernos.

 - Poder. As baterias de chumbo-ácido fornecem grandes rajadas de energia para dar partida no motor de um veículo e raramente atingem mais de 20% de DoD.

 - Recarregando. O alternador do veículo ajuda a recarregar a bateria, para que os usuários não precisem recarregar manualmente as tradicionais baterias de chumbo-ácido.

 - Custo. As baterias de chumbo-ácido estão por toda parte e, como as baterias de veículos mais comuns, são fáceis de encontrar e acessíveis.

 

Contras das baterias de chumbo-ácido

As baterias de chumbo-ácido têm algumas desvantagens que as tornam menos adequadas para determinadas aplicações e, ao contrário das variedades de baterias de ciclo profundo isentas de manutenção, requerem inspeções e manutenção regulares.

 - Capacidade limitada. As baterias de chumbo-ácido não são projetadas para atingir um estado de descarga profundo da mesma forma que as baterias de ciclo profundo e têm um RC muito mais baixo em comparação com as baterias de ciclo profundo. 

 - Manutenção. As baterias de chumbo-ácido necessitam de inspeções regulares e devem ser recarregadas para evitar danos à bateria.

 - Resistência à temperatura. As baterias de chumbo-ácido não resistem bem a temperaturas extremas, sejam quentes ou frias. A vida útil das baterias de chumbo-ácido pode ser reduzida quando usadas com frequência em altas temperaturas ou temperaturas congelantes.