Como Descarregar uma Bateria Selada de Chumbo Ácido

 

COMO DESCARREGAR UMA BATERIA SELADA DE CHUMBO-ÁCIDO

 

 

 

A maioria das baterias portáteis, com exceção das de chumbo-ácido, são taxadas em 1C. Uma bateria que não trabalha bem a uma taxa de descarga de 1C é a selada de chumbo-ácido. Para obter uma leitura de capacidade prática, os fabricantes comumente taxam essas baterias em 0,05C ou descarga de 20 horas. Mesmo com esta taxa de descarga lenta, frequentemente é difícil alcançar a capacidade de 100%.  Ao descarregar uma bateria selada de chumbo-ácido a uma descarga de 5 horas (0,2C), as leituras de capacidade são correspondentemente menores. Para compensar as diferentes leituras em várias correntes de carga, os fabricantes oferecem um equilíbrio de capacidade.

O ciclo de vida de uma bateria selada de chumbo-ácido está diretamente relacionado com a profundidade de descarga. O número típico de ciclos de carga/descarga a 25°C no que diz respeito à profundidade de descarga é: 150 a 200 ciclos com 100% de profundidade de descarga (descarga completa); 400 a 500 ciclos com 50% de profundidade de descarga (descarga parcial); 1000 ciclos ou mais com 30% de profundidade de descarga (descarga rasa).

A bateria selada de chumbo-ácido não deve ser descarregada além de 1,75V por célula, nem pode ser armazenada em um estado descarregado. As células de uma bateria selada de chumbo-ácido “sulfatam”, uma condição que torna a bateria inútil se deixada nesse estado por alguns dias.

A maioria das baterias recarregáveis prefere uma descarga parcial ao invés de uma descarga completa. Descargas completas repetidas roubam a capacidade das baterias. A química da bateria que é a mais afetada por descarga profunda repetida é a de chumbo-ácido.

As baterias de chumbo-ácido funcionam melhor em descargas lentas de 20 horas.

 

Figura 1 - Curva de descarga de bateria selada

 

Uma descarga por pulsos também trabalha bem porque os períodos de descanso entre pulsos ajudam a dispersar as concentrações ácidas esgotadas de volta à da placa do eletrodo.

Em termos de capacidade, esses dois métodos de descarga fornecem a máxima eficiência para essa química de bateria. Uma descarga a uma capacidade de 1C fornece a menor eficiência para baterias de chumbo-ácido. Manifesta-se em um aumento momentâneo da resistência interna devido à depleção de material ativo na reação.

Baterias funcionam melhor em temperaturas ambientes. A operação de baterias em locais de temperaturas elevadas diminui suas vidas. Embora as baterias de chumbo-ácido forneçam a maior capacidade a temperaturas acima de 30°C, o uso prolongado sob tais condições diminuem a vida da bateria. Em baixas temperaturas, o desempenho de todas as químicas de baterias cai drasticamente. É importante lembrar que embora uma bateria seja capaz de operar em baixas temperaturas, isto automaticamente não significa que ela possa ser carregada sob essas condições. A aceitação de carga para a maioria das baterias em baixas temperaturas é extremamente restrita.