Descarte consciente de pilhas e baterias

 

COMO DESCARTAR CORRETAMENTE PILHAS E BATERIAS

 

 

É Perigoso Jogar Pilhas e Baterias no Meio Ambiente?

 

Quando as baterias de lítio eventualmente se desgastam e acabam com sua vida útil, elas geralmente não devem ser jogadas fora com o lixo doméstico normal. As leis relativas à eliminação de baterias de lítio variam em todo o mundo. Em muitos lugares, as baterias de lítio são consideradas resíduos perigosos.

Em alguns locais é permitida a eliminação de pequenas quantidades de baterias de lítio no lixo municipal. Em outros, qualquer quantidade de bateria de lítio deve ser descartada separadamente ou enviada para centros de reciclagem. Ainda outros não têm

 

 

Sim, muito perigoso. Muitas pessoas usam pilhas e baterias e depois as jogam nos rios, nas praias, nas ruas ou terrenos baldios à céu aberto, enfim, no meio ambiente, sem saber que poderão estar envenenando seres humanos. Pilhas e baterias que contém chumbo, cádmio ou mercúrio são altamente prejudiciais à saúde e constituem num veneno lançado no meio ambiente. Essas pilhas e baterias jogadas no meio ambiente, podem ser manuseadas por crianças. Muitas vezes, pessoas guardam essas pilhas em casa junto de alimentos e remédios. Com o passar do tempo, as pilhas podem se oxidar e vazar substâncias tóxicas. Agricultores compram adubo orgânico que pode estar contaminado por metais pesados das pilhas e baterias. O perigo ocorre também quando se joga uma pilha ou bateria dessas, no lixo comum, pois há o risco dessas substâncias entrarem na cadeia alimentar humana, causando sérios danos à saúde. Pode ocorrer oxidação ou então alguma deformação mecânica que faz com que as substâncias vazem para o meio ambiente. Essas substâncias atingem os lençóis freáticos, córregos e riachos. Entram nas cadeias alimentares através da ingestão da água ou de produtos agrícolas irrigados com água contaminada.

 

Quais os efeitos prejudiciais à saúde causados por pilhas e baterias com chumbo, cádmio ou mercúrio?

 Mercúrio pode causar distúrbios renais e neurológicos, mutações genéticas, e alterações no metabolismo e deficiências nos órgãos sensoriais (tremores, distorções da visão e da audição). Cádmio é um agente cancerígeno e que pode causar danos ao sistema nervoso. Se acumula, principalmente, nos rins, fígado e nos ossos; provoca dores reumáticas e miálgicas, distúrbios metabólicos que levam à osteoporose, disfunção renal e câncer. Chumbo gera perda de memória, dor de cabeça, irritabilidade, tremores musculares, lentidão de raciocínio, alucinação, anemia, depressão, insônia, paralisia, salivação, náuseas, vômitos, cólicas, perda do tônus muscular, atrofia e perturbações visuais, e hiperatividade.

 

Porque comprar pilhas e baterias de empresas legalizadas?

Fabricantes e importadores de pilhas e baterias têm que ter sua situação legalizada junto ao IBAMA e junto aos órgãos de proteção ambiental como a CETESB em São Paulo. O mesmo não pode ser dito com relação a pilhas e baterias compradas de empresas não legalizadas. Infelizmente existem no mercado muitas pilhas e baterias de origem ilegal. Como não se conhece a procedência das pilhas e baterias, não há como garantir que as mesmas se encontram dentro dos padrões mínimos exigidos pela legislação brasileira. Ao comprar uma bateria de origem ilegal, o consumidor poderá estar causando sérios danos ao meio ambiente.

 

 Que pilhas e baterias podem ser jogadas no lixo doméstico?

 A resolução 401 do CONAMA regulamenta essa questão. De acordo com essa resolução, as baterias que podem ser jogadas no lixo doméstico devem ter essa indicação em sua embalagem. Pode-se jogar no lixo doméstico as pilhas comuns e alcalinas, utilizadas em rádios, gravadores, walkman, brinquedos, lanternas; as baterias de níquel-metal-hidreto (NiMh), utilizadas em celulares, telefones sem fio, filmadoras e notebooks; as baterias de lítio-ion, utilizadas em celulares e notebooks; as pilhas de zinco-ar, utilizadas em aparelhos auditivos; as pilhas de lítio tipo botão usadas em equipamentos fotográficos, agendas eletrônicas, calculadoras, filmadoras, relógios, computadores, notebooks e videocassete. Apesar disto, o ideal é não jogar nenhuma pilha ou bateria no lixo. Elas tem materiais que podem ser reaproveitados através da reciclagem. A reciclagem de pilhas e baterias ajuda a conservar o meio ambiente porque assim se reduz o consumo de matérias primas extraídas da natureza. A S.T.A. oferece gratuitamente aos seus clientes serviços de reciclagem de pilhas e baterias. É proibido pela resolução CONAMA 401 jogar qualquer pilha ou bateria em rios, praias, esgotos, redes de águas pluviais, ruas ou qualquer outro local à céu aberto.

 

 Que pilhas e baterias não podem ser jogadas no lixo doméstico?

 As baterias de niquel-cádmio, de chumbo e de oxido de mercúrio não devem ser jogadas no lixo, devendo ser encaminhadas para reciclagem. Elas devem ser entregues, após seu esgotamento energético, pelos usuários, aos estabelecimentos que as comercializam ou à rede de assistência técnica autorizada pelas indústrias.

 

 Como proceder para descartar pilhas e baterias?

 

 

 

A S.T.A. presta aos seus clientes um serviço gratuito de reciclagem de pilhas e baterias. Basta envia-las à S.T.A. que se encarregará de todos os procedimentos adequados para o correto descarte dessas baterias. A S.T.A. possui todas as licenças necessárias junto ao IBAMA e à CETESB.