Como Identificar Baterias Falsificadas

 

COMO IDENTIFICAR BATERIAS FALSIFICADAS

 

 

Como Identificar Baterias Falsificadas

 

Na busca por baterias de baixo custo, os consumidores podem inadvertidamente comprar baterias falsificadas que não são seguras. O rótulo da bateria parece de boa-fé, a aparência da bateria parece de ótima qualidade e o comprador geralmente não consegue distinguir entre um produto original e um produto falsificado.

 

Infelizmente existem no mercado brasileiro diversas empresas vendendo baterias falsificadas. Na bateria falsificada, o rótulo ou etiqueta apresenta especificações de capacidade (mAh ou ah) que são falsas.

 

Falsificar uma bateria é muito simples. Basta retirar a capa plástica de PVC onde estão escritas as especificações originais da bateria e colocar uma nova capa plástica com as especificações falsas.

 

Por exemplo, é muito comum encontrar no mercado baterias de lítio-íon, do tamanho 18650 com capacidade escrita de 9.900 mAh. Quando se testa essa bateria em laboratório, não se consegue mais que 2.000 mAh.

 

 

Se você pesquisar na internet, baterias de lítio-íon de marcas famosas como Sanyo, Panasonic, LG e mesmo outras marcas não tão famosas, mas de empresas idôneas como a marca Rontek, irá verificar que a maior capacidade de baterias de lítio íon do tamanho 18650 gira ao redor de 3.500 mAh.

 

Existe um limite de espaço físico dentro de um invólucro de bateria 18650. Lá só cabe um determinado volume de componentes químicos que constituem a bateria. Por isso não se consegue gerar muito mais que 3.500 mAh, já que a energia gerada pela bateria depende da quantidade de elementos químicos em seu interior.

Para não ser enganado, comprando baterias falsas deve-se verificar:

Reputação da empresa fornecedora.

 

Baterias de uma mesma família e de um mesmo tamanho tem capacidades (mAh) semelhantes. Desconfie de baterias que apresentam capacidade muito maior que as similares de marcas reconhecidas.

Desconfie de baterias de preço bem abaixo das similares. 

Desconfie de baterias muito mais leves que as similares de mesma família e tamanho. Baterias muito leves indicam que elas tem pouca quantidade de elementos químicos em seu interior e certamente irão gerar muito menos energia do que está especificado em seu rótulo.

 

Além disso, é muito perigoso usar baterias falsificadas, principalmente se forem de lítio. Ao comprar uma bateria que diz em seu rótulo que possui 9.900 mAh mas na verdade só possui 2.000 mAh, o consumidor é induzido a carregar e descarregar a bateria com muito mais corrente do que ela suporta, podendo em alguns casos extremos chegar a explodir.