Como Escolher Baterias

 

COMO ESCOLHER BATERIAS

 

 

Como Escolher Baterias

 

 

Figura 1 – Seleção de baterias

 

A tecnologia das baterias tem evoluído bastante nos últimos anos, porém num nível bem menor do que a tecnologia eletrônica.

As baterias consomem materiais para poder gerar energia e existe um limite teórico para poder se extrair energia dos materiais disponíveis atualmente.

O limite estimado que se possa conseguir está em torno de 1500 Wh/kg, porém na prática, as baterias disponíveis hoje no mercado chegam a no máximo 500 Wh/kg.

 

As baterias recarregáveis possuem menor densidade de energia do que as baterias não recarregáveis. Mas por outro lado, as baterias recarregáveis são uma solução mais econômica.

Então qual é a melhor bateria? A resposta a essa pergunta depende de muitos fatores e é o que procuraremos responder neste capítulo.

 Uma boa bateria tem muita energia, vida longa e não polui. Infelizmente encontramos no mercado brasileiro, baterias que tem pouca energia, vida curta e que prejudicam o meio ambiente.

 

Hoje dependemos cada vez mais de baterias para trabalharmos, nos comunicarmos e até mesmo para nossa segurança. Baterias de má qualidade causam problemas sérios quando menos esperamos. Como evitar problemas com baterias?

Desconfie de baterias que tem alta capacidade marcada no rótulo, mas tem preço baixo. Nesses casos, quase sempre, o que está marcado no rótulo é falso. São baterias que apesar do preço um pouco mais barato, tem muito menos energia e baixa qualidade.

É um péssimo negócio e podem danificar os aparelhos onde são usadas. São baterias de origem duvidosa, muitas vezes importadas ilegalmente e falsificadas. Fabricadas por empresas que prejudicam o meio ambiente e fabricam produtos de má qualidade.

 

Por isso, procure sempre comprar baterias de empresas idôneas. Que respeitam o meio ambiente. E que vendem produtos rigorosamente testados. Evite comprar baterias muito baratas, de empresas que não oferecem suporte técnico e nem garantia de seus produtos. Procure comprar suas baterias de empresas que oferecem qualidade, preço justo e bom atendimento.

 

As baterias não recarregáveis são usadas normalmente em aplicações de baixa potência, nos formatos botão ou cilíndrica. Elas são uma fonte leve e geralmente barata de energia e por isso são usadas ??em uma variedade bastante grande de equipamentos elétricos e eletrônicos portáteis.

As chamadas "pilhas" são muito usadas em lanternas, brinquedos, rádios, câmeras fotográficas e muitos outros produtos de consumo. As baterias tipo botão são populares em relógios, calculadoras, equipamentos fotográficos e como baterias para preservação da memória em equipamentos eletrônicos.

 

Da mesma forma, as baterias primárias são amplamente utilizadas em aplicações industriais e militares para alimentar comunicação portátil, radar, visão noturna, vigilância, telemetria e outros equipamentos.

As baterias recarregáveis são usadas como dispositivos de armazenamento de energia, geralmente conectadas e carregadas pela rede elétrica, fornecendo sua energia à carga na ausência de energia elétrica vinda da rede.

 

As baterias recarregáveis também são usadas em aplicações em que são descarregadas e recarregadas posteriormente a partir de uma fonte de energia separada.

Exemplos desse tipo de serviço são veículos elétricos e muitas aplicações, principalmente dispositivos portáteis, como computadores, telefones celulares e filmadoras, onde a bateria recarregável apresenta vantagens em relação às baterias não recarregáveis.

 

COMO SELECIONAR BATERIAS

 

Uma série de fatores deve ser considerada na seleção da melhor bateria para uma aplicação específica. As características de cada bateria disponível devem ser ponderadas em relação aos requisitos do equipamento, de forma a selecionar uma bateria que melhor atenda a essas necessidades.

É importante que a seleção da bateria seja considerada no início do desenvolvimento do equipamento e não no final, quando o hardware já está definido.

Desta forma, se pode adequar a capacidade da bateria e suas demais características aos requisitos do equipamento.

Apresentamos a seguir uma lista de considerações que são importantes e influenciam a seleção da bateria:

 

 - Tipo de bateria: não recarregável ou recarregável;

 - Sistema eletroquímico: cada sistema eletroquímico tem suas vantagens e desvantagens em relação aos requisitos do equipamento;

 - Tensão: nominal, máxima e mínima permitidas, regulação de tensão, perfil da curva de descarga;

 - Corrente de descarga: corrente nominal e de pico;

 - Ciclo de trabalho: contínuo ou intermitente; se intermitente, qual a percentagem de tempo para cada corrente;

 - Requisitos de temperatura: faixa de temperatura sobre qual operação é necessária;

 - Tempo de operação: tempo de funcionamento do equipamento alimentado exclusivamente pela bateria;

 - Requisitos físicos: tamanho, forma, peso, terminais;

 - Auto descarga: perda da capacidade da bateria quando armazenada;

 - Ambientalmente amigável: dificuldade de transporte e descarte;

 - Vida útil: número de ciclos de carga e descarga (se recarregável); Ciclo de carga (se recarregável): tempo de carregamento e características da fonte de carregamento; eficiência de carregamento;

 - Condições ambientais: vibração, choque, rotação, aceleração, condições atmosféricas (pressão, umidade, etc.);

 - Segurança e Confiabilidade: taxas de falha; liberdade de vazamento; uso de componentes potencialmente perigosos ou tóxicos; tipo de efluentes gasosos ou líquidos, alta temperatura; operação em condições severas ou potencialmente perigosas;

 - Manutenção e reposição: facilidade de aquisição de baterias, distribuição acessível; facilidade de substituição da bateria; instalações de carregamento disponíveis;

 - Custo: custo inicial; custo operacional ou ciclo de vida;

 

APLICAÇÕES DAS BATERIAS

 

Várias das principais aplicações de baterias estão listadas nas três principais categorias a seguir.

 

 - Aplicações portáteis

 

Essa é uma área em rápida expansão, pois estão sendo introduzidos muitos novos dispositivos portáteis, projetados para operar apenas com baterias ou, em alguns casos, como laptops, para operar com baterias ou com alimentação em corrente alternada da rede elétrica.

As baterias não recarregáveis e recarregáveis são usadas nesses equipamentos portáteis, dependendo da vida útil e dos requisitos de energia, conveniência, custo e outros fatores.

As principais aplicações nesta categoria são: equipamentos eletrodomésticos, equipamento de áudio e comunicação, câmeras e equipamentos fotográficos, computadores, calculadoras, rádios, aparelhos auditivos, iluminação, aparelhos médicos, backup de memória, equipamentos meteorológicos, medidores, equipamentos de teste, instrumentação, telemetria, alarmes, telefones, ferramentas, brinquedos e relógios.

 

 - Aplicações industriais

 

Baterias de tamanho maior, geralmente recarregáveis, são usadas nessas aplicações. Em muitas dessas aplicações, as baterias são usadas como energia de reserva no caso de uma falha de energia em corrente alternada. Essa é outra área que está se expandindo rapidamente para atender às demandas de fontes de energia ininterruptas (nobreaks) para computadores e outros sistemas sofisticados que exigem operação em tempo integral com confiabilidade extremamente alta.

 

 - Aplicações veiculares e de tração

 

As baterias têm sido uma fonte de energia importante para essas aplicações, incluindo a aplicação de partida de motores e iluminação. Em muitos casos, as baterias são a principal fonte de energia para empilhadeiras, carrinhos de golfe e outros veículos elétricos. Essa também é uma área crescente para a aplicação de baterias, com o objetivo de substituir o motor de combustão interna por uma fonte de energia ecológica ou fornecer um sistema híbrido que melhore a eficiência dos motores a combustível fóssil e reduza a quantidade de poluentes.