O que acontece com as baterias velhas dos carros elétricos?
Embora os veículos elétricos sejam reconhecidos como elementos que reduzem as emissões de carbono – especialmente quando alimentados por energia renovável – ainda há muita dúvida sobre a vida útil das baterias dos carros elétricos e se elas acabarão em aterros sanitários, potencialmente derrubando o benefício da redução das emissões de carbono dos carros elétricos.
Os veículos elétricos (VEs) não são mais o futuro, eles são o presente.
Isso deixa uma questão pendente para possíveis compradores de carros elétricos – o que acontece com as baterias de carros elétricos no final de sua vida útil?
Como funcionam as baterias dos carros elétricos?
Enquanto os motores de combustão interna obtêm energia da queima de gasolina ou diesel, um veículo elétrico é alimentado diretamente por um grande pacote de baterias. Essas baterias VE são bem diferentes das pesadas baterias de chumbo-ácido em carros convencionais com motor de combustão.
As baterias VE são muito mais parecidas com as do seu celular ou laptop, porém mais confiáveis ??e com uma vida útil muito maior. As baterias VE usam um pacote composto por mais de 2.000 células individuais de íons de lítio trabalhando juntas.
Quando o carro está recarregando, a eletricidade é usada para fazer mudanças químicas dentro de suas baterias. Quando está sendo conduzido, as baterias são usadas para descarregar energia.
Um sistema de gerenciamento de bateria do VE – ou BMS – permite que as células sejam recarregadas suavemente. O BMS do VE é projetado para preservar a eficiência e a vida útil da bateria, e é por isso que as baterias duram muito mais do que as do seu telefone ou laptop.
Quanto tempo duram as baterias dos carros elétricos?
As centenas de células carregadas suavemente dentro de uma bateria VE significam que cada bateria deve manter sua capacidade de carga e descarga de 150.000 a 300.000 quilômetros. Os fabricantes estão tão confiantes no uso da bateria em estradas que a maioria dos carros elétricos vem com uma garantia estendida de oito anos.
Também é importante notar que a tecnologia da bateria VE ainda está evoluindo, então, à medida que a tecnologia se desenvolve, esperamos que a vida útil das baterias aumente - além de se tornarem mais baratas, menores e ainda mais leves.
O que acontece com as baterias VE quando elas não alimentam mais os carros de forma confiável e rápida?
Uma vez que uma bateria de VE começa a perder sua capacidade de alimentar um veículo à distância, ela ainda tem vida útil. Quando o desempenho da bateria de um carro elétrico cai para 70% ou menos, sua 'segunda vida' entra em ação.
Uma bateria VE tem uma segunda vida após 150.000 km
Ainda há vida residual na bateria viável, então ela pode ser pendurada em sua garagem ou no armário embaixo da escada como um sistema de armazenamento de energia de bateria estática, se você tiver uma fonte de energia renovável como painéis solares
Esta utilidade de segunda vida da bateria VE, quando combinada com energia renovável, significa que as pessoas podem economizar nas contas e aumentar o uso de energia limpa.
Os métodos atuais de fundição e lixiviação serão aprimorados nos próximos anos, assim como os projetos de baterias para otimizar o processo de separação e reciclagem de baterias em fim de vida.
Revisado em: 08/07/2025