Evite comprar baterias de lítio inferiores. Aqui está o porquê!

 

EVITE COMPRAR BATERIAS DE LÍTIO INFERIORES. AQUI ESTÁ O PORQUÊ!

 

Quando se trata de lítio, cuidado com o barato. Evite o prejuízo!

As baterias de lítio cresceram em popularidade, mas elas inadvertidamente criaram um problema significativo que pode roubar milhares de reais de consumidores e empresas.

A falta de regulamentação permitiu que pessoas e empresas inescrupulosas importassem produtos baratos, inferiores e mesmo contrabandeados que são defeituosos e potencialmente perigosos.

Esses produtos não fornecem a capacidade utilizável e são provenientes de fabricantes com procedimentos e peças questionáveis ??em sua construção, em alguns casos até mesmo usando células de segunda mão ou de baixa qualidade.

 

Alguns problemas comuns em baterias de má qualidade:

 - Capacidade (Ah) muito abaixo do indicado. A bateria é mais barata mas ela não fornece a energia que deveria fornecer

 - Vida útil reduzida. Uma bateria de boa qualidade pode chegar milhares de cargas e descargas. Baterias de má qualidade duram muito menos.

 - Um BMS (sistema de gerenciamento de bateria) barato superaquece e pode derreter, potencialmente causando incêndio e danos a qualquer componente elétrico conectado à bateria, incluindo o equipamento.

 - A umidade pode penetrar na caixa da bateria de má qualidade, devido a vedação inadequada ou abuso do usuário, o que permite o desenvolvimento de ferrugem internamente. Isso pode levar a uma maior resistência interna que restringe a potência e gera calor.

 - O cabo usado nessas baterias de má qualidade provavelmente não é adequado para a corrente que passa por ele. Restringindo ainda mais a energia e gerando mais calor.

 - Os conectores, se não forem de boa qualidade, podem causar curto-circuito ou mau contato

 - A má construção geral da caixa da bateria, pode fazer com que as células se soltem mesmo com pequenas vibrações.

 

Devoluções e trocas

Os consumidores geralmente têm o direito de solicitar um reembolso ou troca no caso de falha da bateria. No entanto, os consumidores podem estar em risco se a bateria foi comprada de um fornecedor não idôneo, pois a Lei do Consumidor Brasileira pode ser complicada ao lidar com esse tipo de fornecedor. Se comprar de um fornecedor estrangeiro, verifique se ele está coberto por uma seguradora terceirizada.

As empresas brasileiras também devem ter cuidado com fornecedores internacionais. Pois nesse caso é muito difícil fazer valer a garantia. Já ao comprar de uma empresa nacional, o consumidor terá assegurado todos os seus direitos referentes à garantia do produto.

Também há relatos de empresas nacionais que ignoram as reclamações dos consumidores ou não fornecem ajuda devido ao fechamento ou apenas falta de vontade de cooperar. Isso força o consumidor a buscar respostas de fornecedores mais respeitáveis ??e torna o recebimento de um reembolso (se houver) doloroso e demorado.

 

O que procurar

Para evitar decepções e prejuízos, compre apenas de uma empresa ou fornecedor respeitável e arme-se com conhecimento e uma lista de perguntas que verificam a qualidade do produto.

 

As considerações incluem:

 - Uma bateria de determinada capacidade deve ter um determinado peso. De um modo geral, considerando baterias de uma mesma química, baterias leves indicam menos material dentro dela e portanto menos energia.

 - Um BMS de boa qualidade deve proteger contra curto-circuito, alta tensão, baixa tensão, alta corrente e alta/baixa temperatura.

 - Para aplicações críticas é importante requerer algum tipo de Certificação IEC. Isso garante a segurança, confiabilidade e capacidade declarada da bateria.

 - Sempre peça fotos ou folhas de especificações.

 - Esteja ciente das necessidades do seu sistema e compare com a bateria (se o seu sistema requer 10 amp/h, então 100 amp/h duraria 10 horas – mais ou menos). Se estes não corresponderem, fale com o fornecedor, pode haver uma falha no seu sistema, uma falha na bateria ou a capacidade foi superestimada.

 

 

Revisado em: 08/07/2025