Utilizando o sensor de temperatura LM35 com o Arduino Uno

 

 

 

 

Utilizando o sensor de temperatura LM35 com Arduino UNO

 

 

 

Já pensou ser capaz de realizar projetos, que de forma automática, efetue a leitura da temperatura de um determinado ambiente, e através de um display ter a possibilidade de exibir estes dados de temperatura em tempo real?

A princípio pode parecer algo bem complicado, mas dispondo um Arduino Uno e um sensor de temperatura LM35 a tarefa se torna bem menos complicada do que se possa imaginar.

O objetivo deste artigo é demonstrar as características principais do sensor de temperatura LM35 e como podemos realizar a integração com o Arduino Uno, de forma a obter projetos práticos envolvendo a leitura e o controle da temperatura de um determinado ambiente.  

 

Sensor de temperatura LM35

O sensor LM35 é um sensor de temperatura de precisão, com uma tensão de saída analógica linearmente proporcional a temperatura em graus Celsius (°C).  

O sensor possui 3 terminais usados para medir a temperatura ambiente variando de -55 °C a 150 °C. Ele não requer nenhuma calibração ou ajuste externo para fornecer precisões típicas de ± ¼ °C em temperatura ambiente e ± ¾ °C em uma faixa de temperatura de -55 °C a 150 °C.

A sensibilidade do LM35 é de 10 mV/grau Celsius. À medida que a temperatura aumenta, a tensão de saída também aumenta. Isso significa por exemplo que 250 mV representaria 25°C.

O LM35 fornece uma saída de temperatura que é mais precisa do que a saída de um termistor. Por seu baixo custo e ótima precisão, se tornou muito conhecido entre estudantes e profissionais da área da eletrônica, sendo inclusive utilizado em diversos projetos para controle de temperatura.

 

Pinagem do sensor de temperatura LM35

 

Princípio de Funcionamento LM35 (Entendendo o Fator de Escala Linear LM35)

Para entender o princípio de funcionamento do sensor de temperatura LM35, precisamos entender o fator de escala linear. Por característica do LM35, cada 10 milivolts (mV) na saída equivale a um grau Celsius. Isso significa que com o aumento na tensão de saída do sensor a cada 10 milivolts, o valor da temperatura aumenta em um.

Por exemplo, se o sensor estiver produzindo 100 milivolts no seu pino de saída, a temperatura equivalente será de 10 graus Celsius. O mesmo vale para a leitura de temperatura negativa. Se o sensor estiver produzindo -100 milivolts, a temperatura será de -10 graus Celsius.

 

 

O LM35 pode ser usado em duas configurações de circuito. Ambos produzem resultados diferentes. Na primeira configuração, você poderá somente medir a temperatura positiva de 2 graus Celsius a 150 graus Celsius. Nesta primeira configuração, simplesmente alimentamos o lm35 e conectamos a saída diretamente a conversores A/D (analógico para digital).

Na segunda configuração, podemos utilizar todos os recursos do sensor e medir toda a faixa de temperatura de -55 graus centígrados a 150 graus centígrados.

 

 

Características principais do LM35

 - Calibrado diretamente em Celsius

 - Saída proporcional em °C

 - Fator de escala linear + 10 mV/°C

 - Opera de 4 V a 30 V

 - Dreno de corrente inferior a 60 ?A

 - Saída de baixa impedância, 0,1 ? para carga de 1 mA

 - Baixo custo

 - Precisão 0,5°C (a 25°C)

 - Faixa de temperatura do LM35 (-55°C a 150°C)

 - Autoaquecimento baixo, 0,08°C em ar parado

 - Não Linearidade Somente ±¼°C Típico

 - Adequado para aplicações remotas

 

Aplicações LM35

 - Medição de temperatura em um ambiente específico

 - Monitoramento de temperatura da bateria

 - Fornecimento de um circuito/componente para desligamento térmico

 - Medição de temperatura para aplicações HVAC

 

Como utilizar o sensor de temperatura LM35 com o Arduino Uno

Considerando a utilização do sensor LM35 integrado com o Arduino Uno, podemos desenvolver projetos de controle de temperatura com um custo relativamente baixo.

A seguir, iremos demonstrar através da elaboração de um circuito como realizar esta integração entre o Arduino e o sensor de temperatura LM35 de forma prática. O objetivo do circuito será medir a temperatura de um determinado ambiente e exibir as informações em um display de LCD.  A configuração que utilizaremos para o LM35 irá considerar apenas temperaturas positivas compreendidas entre +2°C a +150°C conforme a especificação do LM35. Para a leitura de temperaturas negativas e positivas (-55°C a +150°C) é necessário utilizar outra configuração para o LM35.

 

Materiais para montagem

 

Passos para a montagem do circuito

A montagem do circuito deve ser feita conforme imagem a seguir. Observe atentamente a posição correta dos terminais do sensor de temperatura LM35 e do display de LCD.

 

 

 

Resumo das Conexões entre os componentes

 

 

VSS (Display)

Pino direito do potenciômetro

 

 

VDD (Display)

Pino 5V (Arduino)

 

 

V0 (Display)

Pino central do potenciômetro

 

 

RS (Display)

PINO 12 (Arduino)

 

 

RW (Display)

PINO GND (Arduino)

 

 

E (Display)

PINO 11 (Arduino)

 

 

D0 (Display)

-

 

 

D1 (Display)

-

 

 

D2 (Display)

-

 

 

D3 (Display)

-

 

 

D4(Display)

PINO 5 (Arduino)

 

 

D5 (Display)

PINO 4 (Arduino)

 

 

D6 (Display)

PINO 3 (Arduino)

 

 

D7 (Display)

PINO 2 (Arduino)

 

 

A OU 15 (Display)

Passa pelo resistor e vai para o 5V (Arduino)

 

 

K OU 16 (Display)

PINO GND (Arduino)

 

 

Pino 5V (Arduino)

Pino esquerdo do potenciômetro

 

 

Pino 5V (Arduino)

Pino VCC (LM35)

 

 

Pino GND (Arduino)

Pino GND (LM35)

 

 

Pino analógico A0 (Arduino)

Pino central OUT (LM35)

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Programação do Arduino

Inicialmente abra a IDE do Arduino para iniciar a programação. Em seguida digite o respectivo código conforme a imagem a seguir:

 

 

Após digitar o código, basta fazer o upload no Arduino Uno. O processo para fazer o upload do código no Arduino Uno é bem simples:

 - Conecte o seu Arduino Uno utilizando o cabo USB.

 - Vá em Ferramentas ? Placa ? Arduino Uno para selecionar sua placa no menu Arduino.

 - Em seguida escolha a porta serial correta para sua placa vá em ferramentas ? Porta serial ? COMx (Escolha a porta serial ao qual o seu Arduino estiver conectado).

 - Por fim, basta clicar no botão Carregar. 

 

Se não houver nenhum erro de digitação ou configuração, o código será gravado no Arduino. Caso contrário verifique se o código foi digitado corretamente e se as configurações estão corretas.

Após o código ser carregado com sucesso, o display irá exibir automaticamente a temperatura medida pelo sensor LM35. Se houver a necessidade regule o contraste do display conforme desejado, bastando girar o potenciômetro de ajuste de contraste.

 

Explicação do código

Primeiramente incluimos a biblioteca referente ao display de LCD ( ) e definimos os pinos do arduino ao qual conectaremos o display LCD. Declaramos 3 variáveis uma do tipo int (leitura) e duas do tipo float (tensão_mV e temperatura).

 

No void setup () Iniamos o display de LCD de 16 colunas e 2 linhas e apagamos qualquer informação antiga do display.

 

 

 

Já no void loop () a variável “leitura” recebe  o valor lido do pino analógico A0 (valor de 0  a 1023).  Em seguida a variável “tensao_mV” recebe o resultado da variável “leitura” * (5000/1024), esta fórmula converte o número ADC de 0-1023 para milivolts (de 0-5000mV). Por fim a variável “temperatura” recebe o resultado da variável “tensão_mV”/10 (converte os milivolts em graus Celsius).

 

 

Ainda no void loop, posicionamos o cursor do display na coluna 3 e linha 0 para exibir a mensagem “STA RONTEK”, em seguida posicionamos o cursor do display na coluna 5 e linha 1 para exibir as informações da variável “temperatura” que é o valor da propria temperatura em graus Celsius. As informações de temperatura serão atualizadas a cada 500ms (delay).